Escolhi ser designer no Brasil, e agora?

Bernardo Carvalho Wertheim
Chief Happiness Officer
,
The Bridge
UPDATE:

A pandemia mudou tudo em 2020.
Por isso este artigo foi revisitado por quem escreveu em entrevista para o UXNOW com apoio da Deeploy.me

Imperdível!

Ouça este artigo

Artigo narrado por quem escreveu!

O mercado digital no Brasil encontra-se em ampla expansão, especialmente no que diz respeito a criação de novas posições de trabalho. Apesar da perceptível evolução nos últimos anos, ainda são observados muitos gaps na área, especialmente quando comparado à outros países.

No cenário atual, de acordo a nossas pesquisas com clientes e candidatos, a indicação de amigos, Linkedin, página das empresas e headhunters são os principais meios por onde os profissionais têm acesso à novas oportunidades de trabalho.

Algumas empresas estão trazendo mais informações valiosas á tona para ajudar profissionais e departamentos de pessoas, recentemente a Infogram publicou uma pesquisa salarial de UX & UI. 

Em formato de storytelling, a Latin Female Designers (espanhol) trouxe uma bela coletânea de histórias de designers mulheres na América Latina. 

Em uma perspectiva histórica recente, o crescimento do mercado digital no Brasil deu-se de forma acelerada, desordenada e não planejada, culminando em alguns problemas observados atualmente pelos profissionais da área. Um exemplo, o Brasil lidera a inovação em inteligência artificial na América Latina, diz VP do iFood porém a maioria das empresas ainda não tem uma boa idéia de como aproveitar as oportunidades que a IA pode trazer para seus negócios.

Por outro lado, algumas empresas, cada vez mais antenadas nas oportunidades de quantificar seus esforços em UX, estão cada vez mais sofisticadas quando se trata de mensuração de resultados. 

Além da tradicional métrica de investimento (ROI), a PwC acredita (inglês) que é hora de apresentar outra métrica, uma com foco em experiência do cliente. Porque consumidores hoje são tão exigentes e poderosos, a perspectiva de que a maioria das organizações precisa investir muito mais em experiência (CX). O próximo passo seria portanto medir o "Retorno da experiência" (ROX) e desta forma, calcular melhor os ganhos relacionados a como as pessoas interagem com a marca ou produto. Seria esta uma forma de quantificar o valor do designer e portanto nos ajudar a avaliar nossa importância nas organizações?

Um relatório já bem divulgado que recomendamos como leitura imprescindível para quem deseja mensurar o valor do design em uma org é o divisor de águas The Business Value of Design (inglês)  da consultoria Mckinsey, que trata a fundo do tema.

E por fim, impossível não mencionar o polêmico artigo do John Maeda que declara que o Designer afinal não é tão importante (inglês) muitos ficaram com o orgulho ferido, e talvez seja melhor tratarmos de entender o contexto antes de atacarmos o autor. A minha interpretação é de que talvez seja necessário tratarmos de entender melhor como o designer pode ser um evangelizador, “potenciador” e facilitador da mudança, e não se preocupar tanto em que o designer seja o responsável por liderar o processo de desenho da experiência.

Afinal, o futuro será próspero para os designers? 

Eu diria que sim. Mesmo depois do designer gráfico ter sido substituído em muitas empresas pelo designer digital, ou pior, por alguma plataforma de templates como o www.Canva.com. Mesmo depois da decepção dos salários dos designers de social media (lembra quando era moda?), e do colapso do mercado publicitário. 

Eu vejo que, sem falso otimismo, nos últimos 3 anos claramente houve uma explosão de oportunidades aparecendo para aqueles que tem uma mente criativa, habilidades humanas e técnicas de produção de artefatos físicos e digitais que são úteis, empáticos e encantadores. Pelo menos aqui na The Bridge todo dia recebemos pedidos de empresas buscando por talentos com similares skills: boa comunicadora, experiência em ambientes ágeis e versátil, são alguns exemplos recorrentes. 

Agregue uma pitada de liderança e visão de negócios, quem sabe você poderá em breve realmente conseguir trazer os resultados para quem paga a conta? Depois disso, aí sim está na hora de pedir aquele aumento ou o tão desejado cargo de líder que você tanto sonhou. 

Se você decidiu ser designer no Brasil, você já mostrou que pelo menos tem coragem!

Boa sorte!

Não perca novos artigos no site e no podcast!
Não quero mais ver isso
Patrocinado:
Dados computados com sucesso!

(Essa mensagem não foi escrita por um UX Writer)
Vixi Maria! Algo errado não está certo...

Pode tentar de novo?

Se não conseguir, pode memandar um email que eu coloco seu nome da neswletter nem que seja na base do papel e caneta!

Vitor Guerra
vitor@pulegada.com.br
Bernardo Carvalho Wertheim
Chief Happiness Officer
,
The Bridge

Nascido no Reino Unido, criado no Rio de Janeiro. Um empresário com 18 anos de experiência digital e profundo conhecimento do meio on-line, combinado com ambição e um histórico nas indústrias criativas. Um ex-nômade digital que adora dançar salsa e cachorros Briard. Por mais de uma década em Londres, Bernardo trabalhou em algumas das maiores empresas de criação digital, como DDB London, SapientNitro e AgencyRepublic. Depois de 3 anos como diretor de operações de TV ao vivo na Bloomberg Television London, ele conseguiu seu primeiro emprego de agência de criação na DigitasLbi, onde ajudou a entregar um projeto de £ 2 milhões para a Shell.com. Desde então, Bernardo lançou produtos e campanhas globais para marcas como Coca-cola, Yahoo e Nissan. Como empresário, Bernardo lançou em 2007 uma agência de produção de mídia digital: Bravo Media, que promove campanhas importantes para vários musicais do West End de Londres, como Billy Elliot e Hairspray. Após um período de 6 meses na Austrália em 2016, Bernardo retornou à América Latina com uma nova idéia: uma Rede Global para Profissionais de Criação e Tecnologia: TheBridge.social. Desde então, a empresa recebeu investimentos da maior aceleradora da América Latina: a Startup Chile. Bernardo agora administra essa rede de talentos digitais, dedicada a Recrutamento e Outsourcing (terceirização) com sua equipe no Brasil e Chile, trabalhando para clientes de toda a América Latina e Europa. www.TheBridge.social

A história por trás do Design 2020, via Design Team

Desenhando o futuro

Natalí Garcia
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Natalí Garcia

A visão cliente é o ponto de intersecção dos meus “dois mundos”

Denise Rocha
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Denise Rocha

Os assistentes de voz e os desafios de desenhar interfaces conversacionais em 2020

Karina Moura
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Karina Moura

Chegou a hora da nossa gente bronzeada mostrar seu valor

Guilhermo Reis
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Guilhermo Reis

Acessibilidade com foco no usuário

Elias Fernandes
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Elias Fernandes

Aprenda a atender expectativas e nunca mais (ou quase) lide novamente com frustrações!

Marcelo Sales
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Marcelo Sales

É hora de falar de ética na construção produtos digitais

Ana Coli
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Ana Coli

A importância de UI Design em um produto digital e a sua relação com UX

David Arty
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
David Arty

Design como um todo

Roberta Nascimento de Carvalho
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Roberta Nascimento de Carvalho

Dia da Marmota

Daniel Furtado
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Daniel Furtado

O poder da visão holística e do posicionamento estratégico do UX

Priscilla Albuquerque
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Priscilla Albuquerque

O bom design começa dentro de casa

Rodrigo Peixoto
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Rodrigo Peixoto

Indo além das boas práticas de User Experience Design

Rafael Miashiro
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Rafael Miashiro

UX Como SAC

Richard Jesus
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Richard Jesus

Caminhos; experiências e narrativas

Clécio Bachini
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Clécio Bachini

Eurocentrismo, Identidade e Negritude

Wagner Silva
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Wagner Silva

Uma visão holística de Acessibilidade, UX e Dados como soluções que atendam a todos

Liliane Claudia
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Liliane Claudia

Designers em (form)ação

Thiago Esser
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Thiago Esser

O Design System nasceu! E agora? Como manter ele funcionando?

Thaise Cardoso
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Thaise Cardoso

Seu produto é honesto com o usuário?

Flávio Pires
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Flávio Pires

O que você precisa saber sobre métricas para ser um UXer com uma visão 20/20

Allan Cardozo
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Allan Cardozo

Desenhar telas não vai salvar o mundo

Bruna Amancio
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Bruna Amancio

Acessibilidade como ponte de empatia para o diverso

Livia Cristina Gabos Martins
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Livia Cristina Gabos Martins

Empreendedorismo feminino em UX Design

Patricia Prado
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Patricia Prado

O iminente estouro da bolha de UX

Thomaz Rezende Gonçalves
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Thomaz Rezende Gonçalves

Formação e organização de times de Design

Victor Zanini
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Victor Zanini

Por que você precisa fazer a lição de casa

Mao Barros
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Mao Barros

A natureza contraditória de um Product Owner

Hélio Basso
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Hélio Basso

A (in)visibilidade da acessibilidade e inclusão nos eventos de Design

Ana Cuentro
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Ana Cuentro

O que é o design centrado no usuário se não são as pessoas?

Priscila Siqueira de Alcântara
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Priscila Siqueira de Alcântara

Como foi seu dia de trabalho?

Paola Sales
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Paola Sales

Os próximos desafios do design

Anderson Gomes da Silva
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Anderson Gomes da Silva

Vieses racistas: como combatê-los no design

Karen Santos
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Karen Santos

Como fugir da mediocridade

JP Teixeira
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
JP Teixeira

Ética e Privacidade: UX Research em Cidades Inteligentes

Raquel Cordeiro
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Raquel Cordeiro

Machine Learning e UX: insights e aprendizados (até agora…)

Carla De Bona
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Carla De Bona

Vamos criar novos líderes?

Claudia Mardegan
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Claudia Mardegan

O papel do designer está um pouco amassado. Como ele estará no futuro?

Caio Calderari
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Caio Calderari

Reflexões sobre desenho de experiências com Inteligência Artificial e voz

Melina Alves
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Melina Alves

O criatividade das cavernas

Thalita Lefer
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Thalita Lefer

O choque das gerações para a liderança de design

Rodrigo Lemes
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Rodrigo Lemes

Design como ferramenta de exclusão social

Diego Rezende
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Diego Rezende

Os desafios da pesquisa compartilhada

Desirée Sant'Anna Maestri
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Desirée Sant'Anna Maestri

Mais atividades, mais designers (e mais dificuldades)

Guilherme Gonzalez
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Guilherme Gonzalez

UX das Coisas: IoT, design e tecnologia na era dos dados

Thiago Barcelos
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Thiago Barcelos

Design de produtos digitais em agências

Marcela Hippe
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Marcela Hippe

Desenhando para gigantes

Fares Hid Saba Junior
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Fares Hid Saba Junior

How might we…. Como [nós, designers] podemos construir um 2020 para nos orgulhar?

Letícia Pires
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Letícia Pires

Projetar para durar. Uma análise crítica da nossa profissão e dos produtos que projetamos

Filipe Landu Nzongo
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Filipe Landu Nzongo

Design estratégico - como a percepção sistêmica torna meu trabalho mais eficiente

Vilma Vilarinho
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Vilma Vilarinho

O Design está morto. Longa vida ao Design!

Al Lucca
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Al Lucca

Você não sabe nada

Bruno Rodrigues
Revisado após a pandemia
disponível em áudio
Bruno Rodrigues
Design 2020 também está disponível como podcast.

Updates
periódicos!
Ouça no Spotify